O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?


A inteligência emocional é definida como a capacidade de reconhecer e classificar nossas emoções com precisão, e como elas nos levam a agir, bem como reconhecer e influenciar as emoções das pessoas ao seu redor. O termo foi apresentado pela primeira vez em 1990 pelos pesquisadores John Mayer e Peter Salovey, porém foi popularizado mais tarde pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.

Há mais de uma década, Goleman destacou a importância da inteligência emocional nas escolas. Foi cofundador de um grupo colaborativo que tem como missão ajudar as escolas a implementar aulas de inteligência emocional. Também é codiretor de um grupo que recomenda práticas de desenvolvimento de habilidade de inteligência emocional e promove pesquisas rigorosas sobre a contribuição da inteligência emocional ao desempenho no ambiente do trabalho.

Ao longo dos anos, a inteligência emocional – também conhecida como QE – evoluiu para uma habilidade indispensável e é o mais forte indicador de desempenho nas organizações. Atualmente, as empresas de todo o mundo olham rotineiramente através das lentes do QE para contratar, promover e desenvolver seus empregados. Funcionários com alta inteligência emocional têm maior probabilidade de manter a calma sob pressão, resolver conflitos de forma eficaz e responder aos colegas de trabalho com empatia. Segundo Goleman (2012, p.14) "nos níveis mais altos os modelos de competência para para a liderança consistem geralmente em algo em torno de 80% a 100% de habilidades relacionadas à inteligência emocional". 

Não é que o QI e as competências técnicas sejam irrelevantes. Eles são importantes, mas...são os requisitos básicos para cargos executivos. 

Um dos indicadores mais comuns de baixa inteligência emocional é a dificuldade de gerenciar e expressar emoções.  A falta de habilidades emocionais pode levar a conflitos no local de trabalho, como mal-entendidos devido à incapacidade de reconhecer ou compreender emoções. Conversar de modo tenso; culpar repetidamente os outros quando os projetos não saem como planejado; estar propenso a explosões, são sinais de falta de inteligência emocional.

É importante cultivar habilidades sociais compreendendo e praticando a empatia e os principais componentes da inteligência emocional.

A inteligência emocional é normalmente dividida em quatro competências essenciais:

Para desenvolver sua inteligência emocional , é importante entender o que cada elemento envolve. Aqui está um mergulho mais profundo nas quatro categorias.

1. Autoconsciência

A autoconsciência está no centro de tudo. Descreve sua capacidade não apenas de compreender seus pontos fortes e fracos, mas também de reconhecer suas emoções e seus efeitos sobre você e o desempenho de sua equipe.

De acordo com uma pesquisa da psicóloga organizacional Tasha Eurich , 95% das pessoas pensam que são autoconscientes, mas apenas 10 a 15% realmente o são, e isso pode representar problemas para seus funcionários. Trabalhar com colegas que não têm autoconsciência pode reduzir pela metade o sucesso de uma equipe e, de acordo com a pesquisa de Eurich, levar ao aumento do estresse e à diminuição da motivação.

Para trazer à tona o que há de melhor nos outros, primeiro você precisa trazer à tona o que há de melhor em você mesmo, e é aí que a autoconsciência entra em ação. Uma maneira fácil de avaliar sua autoconsciência é preencher um feedback de 360 ​​graus, no qual você avalia seu desempenho e depois compara-o com as opiniões de seu chefe, colegas e subordinados diretos. Através deste processo, você obterá insights sobre seu próprio comportamento e descobrirá como você é visto na organização.

2. Autogestão

Autogestão refere-se à capacidade de administrar suas emoções, especialmente em situações estressantes, e manter uma perspectiva positiva apesar dos contratempos. Os líderes que não têm autogestão tendem a reagir e têm mais dificuldade em controlar os seus impulsos.

Uma reação tende a ser automática. Quanto mais sintonizado você estiver com sua inteligência emocional, porém, mais fácil será fazer a transição da reação para a resposta. É importante fazer uma pausa, respirar, se recompor e fazer o que for preciso para controlar suas emoções – seja dar um passeio ou ligar para um amigo – para que você possa responder de maneira mais adequada e intencional ao estresse e à adversidade.

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3. Consciência Social

Embora seja importante compreender e gerenciar suas próprias emoções, você também precisa saber como ler uma sala. A consciência social descreve a sua capacidade de reconhecer as emoções dos outros e a dinâmica em jogo dentro da sua organização.

Líderes que se destacam na consciência social praticam a empatia. Eles se esforçam para compreender os sentimentos e perspectivas dos seus colegas, o que lhes permite comunicar e colaborar de forma mais eficaz com os seus pares.

A empresa global de desenvolvimento de liderança DDI classifica a empatia como a habilidade de liderança número um , relatando que os líderes que dominam a empatia têm um desempenho mais de 40% superior em coaching, envolvimento de outras pessoas e tomada de decisões. Num estudo separado realizado pelo Center for Creative Leadership (pdf) , os investigadores descobriram que os gestores que demonstram mais empatia para com os seus subordinados diretos são vistos como tendo melhor desempenho pelos seus chefes.

Ao se comunicar com empatia, você pode apoiar melhor sua equipe, ao mesmo tempo que melhora seu desempenho individual.

4. Gestão de Relacionamento

A gestão de relacionamento refere-se à sua capacidade de influenciar, treinar e orientar outras pessoas e resolver conflitos de forma eficaz.

Alguns preferem evitar conflitos, mas é importante abordar adequadamente os problemas à medida que surgem. A pesquisa mostra que cada conflito não resolvido pode desperdiçar cerca de oito horas do tempo da empresa em fofocas e outras atividades improdutivas, esgotando recursos e moral.

Se quiser manter sua equipe feliz, você precisa ter essas conversas difíceis: em uma pesquisa recente da Society for Human Resource Management , 72% dos funcionários classificaram o “tratamento respeitoso de todos os funcionários em todos os níveis” como o principal fator no trabalho. satisfação.

COMO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE TORNAR OS LÍDERES MAIS EFICAZES

Os líderes definem o tom de sua organização. Se lhes faltar inteligência emocional, isso poderá ter consequências mais abrangentes, resultando num menor envolvimento dos funcionários e numa maior taxa de rotatividade.

Embora você possa se destacar tecnicamente em seu trabalho, se não conseguir se comunicar de maneira eficaz com sua equipe ou colaborar com outras pessoas, essas habilidades técnicas serão negligenciadas. Ao dominar a inteligência emocional, você pode continuar avançando em sua carreira e organização .

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