Principais pontos da teoria de Skinner
1. Condicionamento Operante: O comportamento é moldado e mantido por suas consequências. Reforços (positivos ou negativos) aumentam a probabilidade de um comportamento se repetir, enquanto punições (positivas ou negativas) diminuem essa probabilidade.
2. Reforço Positivo: Introdução de um estímulo agradável após um comportamento para aumentar a frequência desse comportamento. Por exemplo, dar uma recompensa a uma criança por fazer a lição de casa.
3. Reforço Negativo: Remoção de um estímulo desagradável após um comportamento para aumentar a frequência desse comportamento. Por exemplo, desligar um alarme irritante quando a tarefa é completada.
4. Punição Positiva: Introdução de um estímulo desagradável após um comportamento para diminuir a frequência desse comportamento. Por exemplo, aplicar uma multa por comportamento inadequado.
5. Punição Negativa: Remoção de um estímulo agradável após um comportamento para diminuir a frequência desse comportamento. Por exemplo, tirar um brinquedo de uma criança após um comportamento inadequado.
6. Extinção: Diminuição gradual de um comportamento quando o reforço que o mantém é removido. Por exemplo, ignorar um comportamento de busca de atenção até que ele desapareça.
7. Modelagem (Shaping): Reforço de comportamentos que se aproximam cada vez mais do comportamento desejado. Isso é feito através de reforços sucessivos de passos intermediários.
8. Programas de Reforço: Skinner desenvolveu diferentes tipos de programas de reforço (contínuos e intermitentes) para manter comportamentos desejados. Ele observou que programas de reforço intermitentes são mais eficazes para manter comportamentos ao longo do tempo.
9. Behaviorismo Radical: Skinner acreditava que todos os comportamentos, incluindo os pensamentos e sentimentos, podem ser explicados através das interações entre o indivíduo e o ambiente.
10. Ambiente e Controle do Comportamento: Skinner enfatizou a importância de controlar as condições ambientais para influenciar e prever o comportamento, promovendo o uso de técnicas behavioristas em vários contextos, como a educação e a terapia comportamental.
Esses princípios têm sido aplicados em várias áreas, incluindo educação, psicologia clínica, e até mesmo na criação de tecnologia de feedback.
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